segunda-feira, 4 de julho de 2011

CTMDT

"Conheça o CTMDT" 





Cento de Treinamento Ministerial Diante do Trono.



O Ministério de Louvor e Adoração Diante do Trono nasceu em meio a essas duas transformações no cenário eclesiástico brasileiro. Mas ele não seguiu, da mesma maneira, as duas tendências trazidas por essas transformações. Se por um lado, ele se estabeleceu como um dos principais grupos de louvor e adoração de uma igreja local, a Igreja Batista da Lagoinha, que experimentava uma significativa mudança na sua liturgia; por outro lado, contrariando a tendência missiológica do momento, ao invés de focalizar os olhos apenas dentro da igreja local, o Diante do Trono desenvolveu juntamente com a Igreja Batista da Lagoinha um projeto missionário transcultural na Índia. Houve uma associação entre igreja local, louvor e adoração e missões. 

A fim de otimizar essa visão, a saber, a associação da igreja local, louvor e adoração e missões, nasceu, em meados do ano de 2003, a idéia da criação do CTMDT (Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono), como sendo uma escola que pudesse relacionar louvor e adoração e missões transculturais. No ano de 2004, o Diante do Trono adquiriu uma propriedade na cidade de Santa Luzia, que faz parte da grande Belo Horizonte. Em 2005, o CTMDT estabeleceu-se nessa propriedade que conta com um prédio habitacional com 52 suítes e capacidade para 208 pessoas, uma área de lazer com duas piscinas, uma quadra poliesportiva e jardins, uma lanchonete, um auditório para aproximadamente 400 pessoas, além de um prédio educacional com biblioteca e quatro salas de aula com capacidade para receber 280 alunos. 


Visão da Instituição

O CTMDT foi criado pela Igreja Batista da Lagoinha e Diante do Trono para ajudar a suprir essa lacuna no cenário cristão brasileiro atual. O CTMDT é um curso livre, que objetiva trazer treinamento e capacitação para aqueles que concluíram o 2º grau: tanto para as pessoas envolvidas com os ministérios de louvor e adoração em suas igrejas locais como para aqueles que têm, segundo as suas próprias igrejas locais, vocação para missões transculturais.

Filosofia do CTMDT

O CTMDT segue uma filosofia de treinamento, atentando para alguns princípios bíblicos fundamentais. Portanto, todo o treinamento, seja ele informal, não-formal ou formal enfatiza e converge para, pelo menos, três princípios bíblicos.

a. A Soberania de Deus – Deus é totalmente livre e poderoso para realizar todas as coisas que Ele mesmo determina a fim de trazer glória para o Seu próprio Nome. Assim, é Deus quem, segundo o Seu próprio conhecimento e sabedoria, governa o universo e dirige a história (Rm 11.33-36; Jó 42.2).

b. A Dependência do ser humano – O ser humano não tem, em si mesmo, capacidade para fazer qualquer bem. Ele depende inteiramente de Deus para realizar qualquer obra que seja boa. Por isso, ele precisa viver uma vida de quebrantamento, humildade e submissão a Deus (Fp 2.13; Tg 1.17; Tg 4.6).

c. O Serviço no Reino – O ser humano foi criado e restaurado por meio de Jesus Cristo para o serviço no Reino de Deus. Toda a vida do cristão precisa ser dedicada para servir a Deus, no serviço ao mundo. Ele é chamado para ser o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13-16; Ef 2.10; Cl 3.23).

Objetivos

- Transmitir os princípios absolutos da Palavra de Deus;
- Promover um conhecimento mais profundo da Palavra de Deus;
- Proporcionar aos alunos um maior conhecimento e intimidade com Deus;
- Promover uma maior experiência na prática das diferentes disciplinas espirituais;
- Capacitar o aluno a desenvolver o caráter de Cristo;
- Preparar o aluno para viver um estilo de vida de louvor e adoração;
- Trazer uma consciência missionária para os alunos;
- Propiciar um maior desenvolvimento nas relações interpessoais.

Objetivos Específico

CURSO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

No final do curso de louvor e adoração, espera-se que o aluno:

- Identifique e cite as suas próprias experiências com as principais disciplinas espirituais cristãs;
- Saiba se relacionar consigo mesmo, com as outras pessoas e com a sua liderança;
- Conheça alguns princípios básicos para a liderança da adoração congregacional;
- Tenha adquirido habilidade para cantar e/ou tocar em grupo;
- Tenha desenvolvido uma maior habilidade para fazer leitura musical;
- Conheça os princípios utilizados na composição de uma canção;
- Tenha um conhecimento básico sobre produção de eventos, vídeo, áudio, iluminação e gravação;
- Conheça as mais diversas formas de arte utilizadas no louvor e na proclamação do evangelho;
- Descreva e saiba aplicar algumas das principais estratégias de evangelismo;
- Conheça as técnicas de preparação de um sermão expositivo;
- Tenha noções básicas do conteúdo do Antigo Testamento e Novo Testamento, com ênfase na perspectiva bíblica sobre a adoração;
- Tenha uma visão geral da história da igreja, conseguindo, especialmente, discorrer sobre o desenvolvimento da história da música.
- Tenha algumas noções das técnicas de aconselhamento cristão; 



CURSO DE MISSÕES 
No final do curso de missões, espera-se que o aluno:
- Identifique e cite as suas próprias experiências com as principais disciplinas espirituais cristãs;
- Saiba se relacionar consigo mesmo, com as outras pessoas e com a sua liderança;
- Tenha noções básicas do conteúdo do Antigo Testamento e Novo Testamento, com ênfase na base bíblica de missões;
- Saiba identificar algumas das ênfases teológicas do Antigo Testamento e do Novo Testamento, com ênfase na teologia bíblica de missões;
- Conheça as principais doutrinas expostas na Bíblia bem como o seu desenvolvimento histórico até o século atual;
- Tenha um conhecimento básico das religiões e das seitas;
- Saiba discorrer sobre os principais sistemas de pensamento mundial, inclusive o pós-modernismo;
- Tenha uma visão geral da história da igreja, conseguindo, especialmente, discorrer sobre alguns períodos da história de missões mundiais;
- Descreva e saiba aplicar algumas das principais estratégias de evangelismo e implantação de igrejas, com ênfase em pequenos grupos;
- Saiba desenvolver e aplicar uma estratégia missionária;
- Tenha noções básicas de antropologia missionária;
- Conheça os conceitos referentes à contextualização;
- Tenha um conhecimento básico de fenomenologia;
- Saiba quais são os desafios da vida do missionário;
- Conheça as técnicas de preparação de um sermão expositivo;
- Tenha algumas noções das técnicas de aconselhamento cristão;
- Conheça alguns princípios da comunicação transcultural; 



Metodologia


O treinamento dos alunos do CTMDT, tanto os do curso de Louvor e Adoração quanto do curso de Missões, envolve 3 elementos distintos, a saber: o treinamento informal, o treinamento não-formal e o treinamento formal. 


O TREINAMENTO INFORMAL 

Os alunos do CTMDT, tanto os do curso de Louvor e Adoração quanto os do curso de Missões se dividem em duas categorias: os internos e os externos. Os alunos internos são aqueles que residem dentro do campus e os alunos externos são aqueles que residem fora do campus. Os alunos internos recebem um treinamento informal mais efetivo, sobretudo, porque residem dentro do campus.

ALUNOS INTERNOS 



a) Discipulado
Os alunos internos são integrados em um programa de discipulado obrigatório. Todos eles são acompanhados individualmente por discipuladores capacitados e experimentados, que os ajudarão durante todo o processo de treinamento. Há, portanto, um trabalho de discipulado individual dentro do CTMDT para os alunos internos.
Visando um discipulado mais efetivo, os alunos internos não serão liberados para saírem do CTMDT nos feriados e nas férias de Julho. Nessas datas, haverá atividades de treinamento como, por exemplo, impactos, viagens, eventos, acampamentos, etc.

b) Liderança de quarto 
O CTMDT possui 52 suítes com 2 beliches em cada uma. Assim, como existe mais de um aluno em cada suíte, a cada período, um aluno assume a liderança do seu quarto, oferecendo-se, assim, a oportunidade para todos os alunos internos desenvolverem habilidades relacionais e também de liderança no seu trato com os colegas.

c) Devocional 
Os alunos internos possuem um horário específico no dia para realizarem a sua devocional particular. Nesse período, eles são instruídos a buscarem o seu tempo a sós com Deus tanto em oração quanto na meditação da Palavra de Deus.

d) Intercessão e Jejum 
Todos os alunos internos são integrados no relógio de oração do CTMDT, de modo que participam do programa de intercessão da escola. Além disso, com frequência, há no CTMDT  a prática do jejum coletivo a fim de estimular os alunos a fazerem do jejum uma prática comum em suas vidas. 



e) Manutenção 
Cada aluno interno é designado para trabalhar em alguma área relacionada à manutenção do campus uma vez por semana durante algum período do dia.

f) Cultos de Adoração 
Em todas as manhãs, antes das aulas formais, os alunos participam de um momento de celebração, em um culto de adoração, quando todos se reúnem para juntos exaltarem ao Senhor Jesus.

g) Avaliação Conceitual 
Todos os alunos internos serão avaliados quanto a sua postura no Treinamento Informal.

ALUNOS EXTERNOS
a) Cultos de Adoração 
Em todas as manhãs, antes das aulas formais, os alunos participam de um momento de celebração, em um culto de adoração, quando todos se reúnem para juntos exaltarem ao Senhor Jesus. 



O TREINAMENTO NÃO-FORMAL 

No Treinamento Não-Formal, não há diferença entre os alunos internos e externos. Todos os alunos do CTMDT, sem qualquer distinção, deverão se envolver em atividades práticas supervisionadas, seja através da própria escola, seja através da sua comunidade local. Dentre essas atividades, enumeram-se as seguintes: a. Área de evangelismo: impactos, visitas etc; 
b. Área de ensino: pequenos seminários, pequenos grupos, escola dominical etc; 
c. Liderança: trabalho em equipe, em eventos, em setores da igreja etc; 
d. Viagens: experiências no campo – curtíssimo, curto e médio prazo. Os alunos do Segundo ano de Louvor e Adoração, salvo algumas exceções analisadas pelo CTMDT, realizarão uma viagem obrigatória, no mês de julho, de aproximadamente 30 dias; e os alunos do Segundo ano de Missões, salvo algumas exceções analisadas pelo CTMDT, realizarão uma viagem obrigatória, no final do curso, de aproximadamente 6 meses. O TREINAMENTO FORMAL No Treinamento Formal, não há diferença entre os alunos internos e externos. Todos os alunos matriculados no mesmo curso verão as mesmas disciplinas cumprindo, semestralmente, um total de, aproximadamente, 100 dias letivos e 400 horas/aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.